A verdade é que a minha geração (nasci em 1961) e a geração logo anterior a minha imaginou que depois de viver o AI5 nunca mais voltaria a enfrentar a opressão, a violação aos nossos direitos básicos de construir e um mundo de acordo com ideais e dentro da pluralidade sonhada desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Parece que tudo não passa de ilusão.
A sociologia nos tem revelado o quanto somos incautos. Não percebemos que a perda da liberdade é de todas a maior arma que os opressores têm contra a população, que a educação enquanto instrumento de conscientização é perigosa para as complicadas teias de poder alicerçado na exploração de mão de obra barata, na inadvertida crença de que há certo e errado ... Os teóricos nos fizeram estudar tudo isso e como as lições de Maquiavel os "Príncipes" as colocam em prática... assim ao longo deste último pequeno século lutamos arduamente para fazer valer os Direitos Humanos, os princípios de equidade, fraternidade e solidariedade, tentamos plantar no coração dos homens as sementes da paz.Teremos fracassado?
Teremos ao estudarmos e difundirmos as lições de Sociológos, Filósofos, Pedagogos, Humanistas enfim, feito mal irreparável ao Ocidente Cristão, temente, consciente, materialista, individualista e se tornando ególatra?
Teremos em busca do justo, plantado o injusto?
Não quero defender ninguém mas não posso imaginar que tudo em que fui levada a acreditar e que por tudo que tenho trabalhado minha vida toda tenha chegado a isso! Intolerância e Intransigência.
A LDB de 1996, uma carta aberta aos processos democráticos e de igualdade ultrajada por uma Lei Provisória que desmantela o sistema educacional ... uma vez iniciado o processo de desmobilização do conhecimento, este jamais será recuperado. Livros, métodos, ideias e ideais transformados em lixo porque serão: incinerados os livros, calados os professores que auxiliam a criação de ideias, a abertura de mentes e olhos... reificados serão os ignorantes, os cegos de espírito, os autômatos do poder...
Sem termos ainda compreendido como, ficamos sem Presidente da República Brasileira (impeachment sem culpa ou real comprovação), seu interino destrói por tolice, inconsciência, ignorância, perseguição ou pura maldade, a possibilidade de milhões de cidadãos construírem seus futuros. A ortodoxia ( no seu sentido mais negativo) nos joga de volta a intransigência de uma era Vitoriana que nunca tivemos, a Inquisição (que só vimos de forma ligeira) mas a vivência real e ainda em nossas memórias dos processos do Ato Institucional nº5!
O medo de dizer o que pensa,o medo de pensar,
medo de cantar,
medo de ser o que se é,
medo do medo,medo de ter esperança,
medo do amigo,
confidências inconfessáveis,
silêncio!
Não poder ler,não poder ver,
não poder pensar,
não poder...
Silêncio,cala,
atrofia,
mata.não quero deixar de herança camisas de força, enforcados,
Não quero imaginar que não há ciência e que a Ciência se esvai entre mãos de ignóbeis poderosos bastardos do saber, do pensar, do ser ...
Quero ver e ouvir o grito da liberdade, da independência, da autonomia dos povos, da autodeterminação!
Me desculpem,
sou professora,
acredito no que sou e no que faço!

Nenhum comentário:
Postar um comentário